Plano MAISPREV:
Em maio, o segmento de Renda Fixa, representado pela carteira de títulos públicos e fundos de investimento marcadas a mercado registrou boa rentabilidade e avançou 1,28%. Adicionado ao retorno dos empréstimos a participantes com retorno de 2,49%, o retorno consolidado da carteira foi de 1,31% no mês.
Quando avaliamos o retorno no período, a performance MAISPREV apresenta um retorno de 6,11% na sua cota, acima do retorno da Poupança de 2,91% e do CDI que alcançou 4,35%, porém, esse retorno ficou abaixo da meta estabelecida para o plano de 7,20% (INPC+4,50%) devido ao alto índice de inflação medida pelo INPC (5,25%).
Ressaltamos que os ganhos e perdas apontados só acontecem se o investidor decidir vender os papéis antecipadamente.
Plano FloripaPrev:
O plano FloripaPrev teve início em fevereiro de 2022, e seus recursos garantidores repassados ao plano a partir de março, estão todos lastreados em Fundo de Investimento ITAU INSTITUCIONAL REF DI-FI.
A carteira de investimentos leva em consideração todos os recursos do plano, enquanto a rentabilidade do plano, em função da data do recebimento dos recursos acaba sendo diferente daquela alcançada pelo fundo.
Exemplificado, a rentabilidade total da carteira considera o período do primeiro ao último dia do mês, enquanto as contribuições somente impactam o resultado a partir da data do recebimento, no quinto dia útil. Desta forma os recursos recebidos até o mês anterior recebem retorno igual ao da carteira de investimentos, enquanto os recursos recebidos no mês fazem o rendimento ser um pouco menor.
As cotas do plano acumularam um retorno de 2,37% no período de março a maio, conforme o gráfico.