Conforme regulamentado pela PREVIC, órgão que fiscaliza e supervisiona os fundos de pensão em nosso país, os investimentos em Títulos do Tesouro Nacional adquiridos, como NTN-b prefixados, agora tem que ter “marcação a mercado”.
Marcar a mercado significa saber o quanto vale hoje um título que vencerá no futuro. Portanto, quando a taxa de juros de mercado cai, o preço dos títulos prefixados sobe. Já quando a taxa de juros do mercado sobe, o preço destes títulos no momento presente cai. Logo, a marcação a mercado nada mais é do que o acompanhamento diário da valorização e desvalorização das aplicações financeiras.
E o que isso impacta na sua rentabilidade no FUMPRESC?
Em 31/10/2021 o valor da taxa de juros estava mais alto do que o valor da compra dos títulos, acarretando numa variação de cota (rentabilidade) um pouco abaixo do que obtínhamos mensalmente. Mas não se assuste, essa variação é normal no mercado financeiro.
O importante é entender que, os valores investidos serão mantidos até o vencimento da aplicação, e independentemente do comportamento do mercado ou da taxa de juros, tem-se garantida a rentabilidade contratada no momento do investimento. Mas lembre-se que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
Acompanhe a evolução da rentabilidade do seu Plano MAISPREV: