No dia 15 de agosto ocorreu o vencimento de R$ 49 milhões em títulos públicos na carteira do FUMPRESC. O valor foi integralmente aplicado no Fundo ITAU INST REF DI-FI , enquanto aguardamos uma oportunidade de investimento em novos títulos.
A carteira de investimentos mobiliários, sob a custódia do Banco Itaú obteve um retorno de 0,5507%.
Enquanto os títulos IPCA+ registraram valorização de cerca de 0,32% no mês, os investimentos em fundos valorizaram cerca de 2,34% e os empréstimos a participantes deram um retorno de 1,45%. Assim o resultado consolidado do FUMPRESC em agosto foi de 0,5702%.
Veja abaixo a evolução da rentabilidade para os planos MAISPREV (exclusivo para colaboradores da COMCAP) e plano FloripaPrev (exclusivo para servidores da Prefeitura de Florianópolis).
MAISPREV:
Em agosto de 2022, o segmento de Renda Fixa, representado pela carteira de títulos públicos e fundos de investimento marcados a mercado, registrou rentabilidade de 0,54%. Adicionado ao retorno dos empréstimos a participantes com retorno de 1,45%, o retorno consolidado da cota foi de 0,55% no mês.
Quando avaliamos o retorno no acumulado de 2022, a performance MAISPREV apresenta um retorno de 7,45% na sua cota.
Comparado ao retorno da Poupança (5,04%) e ao CDI (7,75%), o retorno do MAISPREV se equipara, entretanto, ficou abaixo da meta estabelecida para o plano de 8,89% (INPC+4,50%) devido ao alto índice de inflação medida pelo INPC (5,74%) que começa a dar sinais de redução. A redução do INPC registrada na pesquisa publicada em agosto deve trazer o retorno para mais próximo da meta.
FLORIPAPREV:
O plano FloripaPrev teve início em fevereiro de 2022, e seus recursos garantidores repassados ao plano a partir de março, devido ao pequeno volume, vem sendo lastreados em Fundo de Investimento Itaú Institucional REF DI-FI.
Em agosto a performance da carteira foi de 1,26% acima do CDI que variou 1,17% no período. A carteira de investimentos leva em consideração todos os recursos do plano, enquanto a rentabilidade do plano, em função da data do recebimento dos recursos, acaba sendo diferente daquela alcançada pelo fundo. As cotas do plano acumularam um retorno de 5,69% no período de março a agosto, conforme o gráfico:
Ressaltamos que os ganhos e perdas apontados só acontecem se o investidor decidir vender os papéis antecipadamente.