Conforme explicado anteriormente, os investimentos em Títulos do Tesouro Nacional adquiridos são obrigatoriamente marcados a mercado. Isso significa saber o quanto vale hoje um título que vencerá no futuro. Portanto, quando a taxa de juros de mercado cai, o preço dos títulos prefixados sobe. Já quando a taxa de juros do mercado sobe, o preço destes títulos no momento presente cai. Então, a marcação a mercado é o acompanhamento diário da valorização e desvalorização das aplicações financeiras.
Vale lembrar que as Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B), que compõem a nossa carteira, são indexados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), portanto, quanto maior esse índice, menor é o preço das NTN.
Ou seja, quando as taxas sobem, como aconteceu em outubro, o valor de mercado dos papéis diminui, o que implica em diminuição do preço para quem possui os títulos na carteira.
Já em novembro, os preços dos papéis registraram forte valorização, recuperando assim, a rentabilidade do mês anterior.
O importante é entender que, os valores investidos serão mantidos até o vencimento da aplicação, e independentemente do comportamento do mercado ou da taxa de juros, tem-se garantida a rentabilidade contratada no momento do investimento.
Acompanhe a evolução da rentabilidade do seu Plano MAISPREV: